segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Seis Suspeitos - Vikas Swarup

Sinopse

Até mesmo no crime há um sistema de castas…

Vicky Rai, um playboy filho de um influente político indiano, mata a jovem Ruby num restaurante em Nova Deli apenas porque ela recusa servir-lhe uma bebida. Sete anos depois, Vicky é julgado e absolvido pelo seu crime. E decide celebrar com uma festa de arromba. Mas esta festa vai ter um final inesperado quando Vicky é encontrado… morto.

Entre os 300 glamorosos convidados, a polícia encontra seis pessoas estranhas e deslocadas naquele meio, todas elas com algo em comum: uma arma. Arun Advani, o mais famoso jornalista indiano, está decidido a descobrir o culpado. E, ao fazê-lo, revela-nos as incríveis e emocionantes vidas destes seis excêntricos suspeitos: uma sex-symbol de Bollywood com um segredo vergonhoso; o membro de uma tribo primitiva em busca de uma pedra sagrada; um burocrata corrupto que acredita ser o novo Gandhi; um turista americano apaixonado por uma actriz; um ladrão de telemóveis com sonhos grandiosos e um político ambicioso disposto a tudo. Cada um deles teve motivos mais do que suficientes para premir o gatilho.

E poderá o leitor confiar nas revelações do jornalista? Ou terá, também ele, algo a esconder?

Inspirado em acontecimentos reais, o muito aguardado segundo romance de Vikas Swarup é um livro de leitura compulsiva que oferece um olhar perspicaz sobre a alma e coração da Índia contemporânea.


A minha opinião

Colossal é a palavra. Concordo plenamente com o The Guardian quando define com esta palavra o mais recente livro de Vikas Swarup, o autor do livro Quem quer ser bilionário?.
A sinopse resume tudo. Vicky Ray, um playboy irritante que matou uma jovem à queima-roupa apenas porque esta se recusou a servir-lhe uma bebida, é assassinado numa festa em sua própria homenagem.
Existem seis pessoas, totalmente diferentes umas das outras, que se cruzam directa ou indirectamente com Vicky que, quanto a mim, fez por merecer o final que teve.
São elas: uma famosa actriz de Bollywood; um membro de uma tribo em demanda de uma pedra sagrada roubada da sua aldeia; um burocrata corrupto que julga ter encarnado o espírito de Gandhi; um americano um pouco tolo apaixonado pela sua noiva indiana que conheceu via internet; um ladrão de telemóveis e um político corrupto que é o próprio pai de Vicky Ray.
Como é anunciado, penso que este livro não tem nada a ver com Agatha Christie, pois há aqui uma grande incidência na História recente da India e no dia-a-dia, sobretudo no âmbito da corrupção, que leva o leitor a crer que quase tudo é negociável e os interesses pessoais estão acima do bem da comunidade. Aparentemente, o autor quis mostrar tudo aquilo que está mal na India. Ao contrário de Christie, aqui não estamos a todo o momento a ser confrontados com pistas falsas que nos levam a crer que já sabemos quem é o assassino. Aqui, vamos saboreando as vivências da cada personagem, sem nos lembrarmos que há um assassinado à espera, dando umas gargalhadas, sobretudo com o suspeito americano, um tipo tonto que tem alguns diálogos hilariantes.
O final é verdadeiramente alucinante. As revelações surpreendentes aparecem em catadupla e, em cada revelação, é apontado(a) um(a) novo(a) culpado(a). Contudo, só na última página podemos respirar de alívio com o caso já solucionado. Só posso dizer que entre suspeitos iniciais e suspeitos finais, quem matou Vicky foi alguém que não estava de certeza no meu rol de possíveis assassinos. Adorei a variedade de personagens e a interligação entre algumas delas.
Logo que possa, vou ler o outro livro de Vikas Swarup e é quase certo que vou ficar com pena de que o autor não tenha ainda outros livros no mercado.


2 comentários:

Prazer da Leitura disse...

Olá

Passatempo novo no Prazer da Leitura
http://oprazerdaleitura.webnode.com.pt/

Toca a participar :)

Bjs
Bruna
Prazer da leitura

Verovsky disse...

Olá Sofia

or mero acaso vim parar a este blog tão simpático, pois procurava a opinião deste livro na net. Gostei deste blog e das tuas opiniões. Já me tornei seguidora. e quiseres visitar o meu blog, convido-te a ires: http://verovsky-meninadospoliciais.blogspot.com/ É mais virado para os policiais mas podes encontrar lá boas sugestões. Irei ler quanto antes estes Seis suspeitos.

Obrigada pela atenção

Beijinho, boas leituras
Vera Brandão

Related Posts with Thumbnails