domingo, 31 de janeiro de 2010

A Colina das Bruxas - Marion Zimmer Bradley

Sinopse

Sara Latimer, uma jovem de vinte e poucos anos, perde toda a família de forma súbita e trágica. Quase simultaneamente descobre que herdou uma antiga casa na Nova Inglaterra, onde decide recomeçar a sua vida. Mas a casa é apenas a parte visível da sua herança, pois as tradições familiares incluem outras facetas bem mais misteriosas.
Dividida entre a modernidade e a tradição da família, entre o jovem médico local por quem se apaixona e os mistérios da sua falecida tia-avó, a última habitante da casa Latimer, Sara viaja no tempo e no espaço, confrontada com a sua identidade e os seus múltiplos passados.
A jovem transforma-se num campo de batalha onde as forças das trevas e do amor se confrontam, lutando pela supremacia e pela conquista da sua alma.

A Colina das Bruxas é uma fabulosa viagem aos mitos do mundo rural americano, com o seu passado puritano, lendas de bruxas, feiticeiros e o seu encontro com a modernidade. É também a exploração de temores e receios atávicos, dos poderes ocultos, das pulsões eróticas e da demanda do poder.

A minha opinião

Após a perda abrupta dos pais e do irmão, Sara Latimer fica a saber que herdou uma antiga casa de família na Nova Inglaterra. Sem dinheiro para continuar a viver na sua casa, ela parte para Witch Hill, a Colina das Bruxas, para recontruir a sua vida. Só que à chegada é encarada pelos habitantes como sendo a reencarnação da velha Sara Latimer - sua tia falecida há 7 anos - dadas as suas parecenças físicas e nome idêntico. A vizinhança começa a olhá-la de lado e chamá-la de bruxa.
Isto não é propriamente uma surpresa, pois, momentos antes de morrer, o seu pai tinha começado a contar-lhe as histórias das Saras Latimer que, desde há 300 anos, constituem uma maldição na família.
Todas as mulheres da família com esse nome se tronaram grandes sacerdotisas da Velha Religião, ou seja, bruxas. E Sara, tal como as suas antepassadas, revela uma memória ancestral forte e, mesmo sem nunca ter tido contacto com a Colina das Bruxas, começa a dizer e fazer coisas estranhas.
Ela conhece Brian, um médico, por quem se apaixona à primeira vista. E conhece Matthew, Pastor da Igreja do Antigo Rito (à qual a sua tia pertenceu), que começa a pressioná-la no sentido de se entregar à congregação.
Sara sabe que é Brian quem deseja, mas acaba por se envolver no mundo dos rituais sexuais promiscuos, dos feitiços, das sacerdotisas, da magia, que me fizeram lembrar outros livros de Marion Zimmer Bradley como As brumas de Avalon e A Senhora de Avalon.
A partir daqui prossegue uma luta interna para evitar um mundo louco que, sem perceber porquê, a atrai. Do outro lado, Brian faz planos para o futuro a seu lado.
No final, dá-se uma reviravolta (um pouco rápida demais, quanto a mim) e Sara segue finalmente um dos dois caminhos. Obviamente não vou aqui dizer qual. Apenas digo que gostei, tal como gostei do livro. Mas devo avisar que, para quem conhece, As brumas de Avalon superam largamente este livro. De qualquer forma, é uma das minhas autoras favoritas e a presente obra veio corroborar isso mesmo.

5 comentários:

Morrighan disse...

Tenho lido vários livros desta autora mas por acaso ainda não tinha lido uma crítica a este livro.

Gostei da tua opinião até porque conhecendo minimamente a escrita da MZB conseguimos imaginar um pouco do que é o livro.

Sem duvida que irei ler este livro.

Continuação de boas leituras ***

Tinkerbell disse...

já o li alguns anos e gostei mt do livro :)

Miar à chuva disse...

Que vergonha!!
Este é daqueles livros que tenho na estante há anos por ler :(´
Vou ver se o leio em breve.
Estou muito curiosa para saber a tua opinião sobre o "Chamava-se Sara".
Bjinhos e boas leituras
Sandra do blog Vidas desfolhadas

flicka disse...

Li este livro há uns anos e lembro-me de ter gostado muito, embora já não me recorde da história.
:)*
http://millivrosumsonho.blogspot.com/

Anónimo disse...

Olá! Amei as Brumas de Avalon e outros livros da MZB e também gostei deste. Achei isso mesmo, que é um imagem mto real das histórias e lendas do sul do USA.
Estou amar este blog :)

Paty

Related Posts with Thumbnails