quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Marés de Inverno - Luís Miguel Raposo

Sinopse

« - A minha memória tem buracos que não consigo preencher - disse-me em tom triste. Quero recordar a nossa juventude, mas tudo parece desligado. Tu podias escrever acerca de nós, Vasco, sempre tiveste jeito para essas coisas.»

Deitado numa cama de hospital para morrer, Michael vai perdendo a clareza das memórias de rapaz, quando o seu mundo era apenas um grupo de amigos surfistas e a enorme paixão pelo mar que os mantinha unidos.
Vasco assiste ao crescente sofrimento do amigo, ao afastamento da mulher que ama, ao nascer de uma paixão emergente, à morte dos que mais estima, e aperta as rédeas do tempo para cumprir a sua promessa: escrever a história da sua juventude.

A minha opinião

Ofereci este livro ao meu namorado - também ele surfista pelas bandas da Costa da Caparica - que o leu e adorou. E foi no sentido de conhecer um pouco melhor este universo do surf que me aventurei pelas suas páginas. Devo dizer que não me arrependi.
Este é um livro triste, não só pela morte iminente de uma pessoa (que nos é dada a conhecer logo no início), como por várias outras tragédias, e por me fazer reflectir no tempo que passa e não volta. É a história de um grupo de amigos unidos pela paixão ao mar e ao surf. Mas não só. É também uma história dos primeiros amores, de angústias, de crescimento interior, de jovens tornados adultos, de passos mal dados na vida, de incertezas.
Sendo do Seixal, conheço os locais referidos no livro. Cresci com eles. E também eu me lembro de como era tudo, antes das construções e inovações que os tempos modernos impuseram.
O surf tem uma linguagem própria e tive necessidade de recorrer amiúde ao namorado e à net para entender determinados termos. Foi muito curioso aperceber-me de sensações, tão bem pormenorizadas, e gostei imenso da descrição, tão sensível e poética, dos sentimentos.
É um livro que recomendo pela riqueza e intensidade da escrita. Não é à toa que Luís Miguel Raposo é considerado Autor-Revelação de Língua Portuguesa.
Se quiserem saber um pouco mais, este autor tem um blogue:
http://mares-de-inverno.blogspot.com/
Aguardo com expectativa o seu novo romance!

Excertos

[A amizade]
«(...) o Bruno partilhou a minha prancha. O meu melhor amigo a partilhar o objecto mais fascinante que eu possuía. Eu achava que o mundo acabava no fim da nossa amizade

[A paixão pelo surf]
«(...) o vício do surf crescia-me no corpo como um defeito sem conserto.»

«Mais do que a razão que me levava a enfrentar um mar de se fugir, era eu a querer vencer-me. Esse é o verdadeiro teste do surfista. (...) Tudo o mais era nada comparado com a satisfação de vencer o que havia em mim. O meu corpo era adversário, um palco de medos da minha mente, e tudo em todas as coisas era eu a querer ser maior.»

[O primeiro amor]
«Eu olhava como se não houvesse mais e, que cada instante debaixo do sol, fascinava-me na melancolia, que era o desenho dos seus lábios, no entanto, porém, continuava a querer mais do que tudo ser a causa do sorriso que ainda não se fizera.»

«Fiz-me homem quando a vi sentada nas escadas de pedra porque é o amor que constrói homens dentro dos rapazes (...)»

«Há muitas formas de amar, mas só um amor.»

[A tristeza]
«Eu era a dor que me doía, amargurado na antecipação do que estava para vir, e nada mais existia.»

3 comentários:

flicka disse...

Têm uma mensagem natalicia no meu blog que se dedica a vós:
http://viagemnasleituras.blogspot.com/2009/12/feliz-natal-para-todas.html!
FELIZ NATAL!
Um grande beijinho!

paulo disse...

Como não podia deixar de ser tenho que comentar este livro. Considero-o um pequeno grande livro, onde podemos encontrar de tudo: amizade, amor, tristeza, dor, perda, vida.
Com ele me identifiquei numa imensidão de sentimentos, algo que quem conhece e ama o surf sabe bem do que estou a falar.
Por último, a ti Sofia uma palavra de gratidão pela oferta estupenda deste livro e pelas palavras e excertos que tão bem retratam a profundidade deste romance.
PS. Um bem haja a todos os surfistas.

surfing with an alien disse...

fiquei muito contente com os vossos comentários. obrigado. um abraço a ambos!

Related Posts with Thumbnails