Sinopse
Através das cartas que escrevem uma à outra, duas irmãs negras americanas falam das suas vivências pessoais, dos seus dramas, mas também das suas alegrias, na época que separou as duas guerras mundiais.
Obra vigorosa - que levou alguns críticos a comparar Alice Walker com Faulkner - este romance valeu à autora, negra também ela, os dois prémios máximos da literatura norte-americana de ficção em 1983: o Pulitzer e o American Book Award.
E deste romance fez Steven Spielberg um filme admirável.
A minha opinião
Celie é uma negra sem estudos que vive no meio rural do sul dos Estados Unidos com um homem que pensa ser seu pai (e que a violenta) e com a sua querida irmã Nettie.
O seu suposto pai obriga-a a casar-se com um outro homem violento a quem ela trata por Sr.____.
Celie é então obrigada a separar-se da sua irmã e dos seus dois filhos, fruto das consequentes violações do pai.
Isola-se e começa a escrever cartas onde conta os seus pensamentos e o seu dia-a-dia, começando-as todas por "Meus Deus".
Um dia a amante do marido, Shug Avery, vai viver para a sua casa e Celie apaixona-se por ela. Nasce então uma amizade entre as duas, e a protagonista aprende uma outra perspectiva de vida, o significado da beleza, do conforto, do desejo, do amor. Celie adquire amor-próprio e força para perdoar.
Entretanto, as suas cartas passam também a ser dirigidas à sua irmã, após a descoberta de que o seu marido lhe escondera a correspondência recebida de Nettie durante anos a fio.
Achei a história muito interessante e gostei da forma como as cartas estavam escritas: com erros como se fosse mesmo uma pessoa com poucos estudos a explicar tudo com grande simplicidade.
Gostei menos das cartas de Nettie (que era missionária em África) porque, quanto a mim, eram demasiado longas e afastavam-se um pouco da principal história do livro.
Steven Spielberg realizou um filme a partir desta história. No papel de Celia, Whoopi Golberg venceu o Globo de Ouro para Melhor Actriz e uma nomeação para o Oscar.
2 comentários:
vi o link no estante dos livros e decidi espreitar...
o teu blog está muito lindo!
bjs e boas leituras
és sempre bem-vinda no imaginarium (o meu blog)
Li este livro há muito tempo e adorei! Comecei por conhecer a história pela versão cinematográfica de Steven Spielberg e não pude deixar de ler. Adorei!
Boas leituras!
Enviar um comentário